
Rio Branco Esporte Clube, também conhecido como Rio Branco de Americana, e cujo acrônimo é RBEC, é uma agremiação esportiva da cidade de Americana, no interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 4 de agosto de 1913, suas cores são o preto e o branco e tem como alcunhas Tigre da Paulista e Alvinegro Americanense.
É o primeiro time de futebol do Brasil a utilizar um Tigre como mascote oficial. A principal modalidade esportiva do clube é o futebol, que em sua primeira fase histórica foi bicampeão do campeonato paulista do interior na década de 1920, e seis vezes campeão da zona paulista na década de 1940.
Em 1990 o Tigre conquistou o acesso à elite do futebol paulista, e lá permaneceu durante 17 anos (1991-2007), o que o coloca entre os times do interior que disputaram por mais tempo a Série A1 de forma ininterrupta. Neste período venceu todos os quatro “grandes” do futebol paulista, tanto em seus domínios quanto nos dos adversários, feito considerável para um time do interior.
O Rio Branco é conhecido por revelar grandes craques para o futebol brasileiro e mundial. Os principais nomes são: Mineiro, Flávio Conceição, Marcos Assunção, Marcos Senna, Macedo, Sandro Hiroshi, Marcelinho Paraíba, Romarinho e Thiago Ribeiro. Em 2006 o Rio Branco foi o único time do mundo a revelar três jogadores para três seleções diferentes em uma mesma copa do mundo, com Marcos Senna jogando pela Seleção Espanhola, Sinha pela Seleção Mexicana e Mineiro pela Seleção Brasileira.
Rio Branco Esporte Clube - CNPJ 43.264.563/0001-08